press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Complexo Esportivo e Quadra Urbana

Este projeto consiste na reformulação do desenho de uma quadra urbana na região do bom retiro, porção central da cidade de São Paulo. 
Esta quadra passou e ser cortada por um canal de águas pluviais, criado a partir da conscientização da questão das águas urbanas e seu manejo. Este aspecto foi levado em consideração devido a inserção urbana da quadra em questão. Tal quadra se localiza no encontro dos rios Tamanduateí e do Rio Tietê, rios importantes para a cidade. 
Nesta quadra está sendo desenhado um edifício institucional, um edifício residencial e um hotel. O edifício institucional abriga um complexo esportivo. O adensamento habitacional, tipologias de 1, 2 e 3 dormitórios. E o hotel, programas múltiplos como lojas e um restaurante.
A questão das águas urbanas foi muito importante como diretriz para este projeto, em diversos aspectos. Tanto no manejo e controle emergencial de água da chuva com tanques para armazenamento subterrâneos, como em  espelhos d’água, ou em um canal de águas urbanas que corta a própria quadra e uma piscina que flutua sobre o mesmo. Em relação a concepção estrutural dos edifícios em questão, pensou-se na utilização dos sistemas estruturais derivados do concreto armado moldado para sua estruturação. Especialmente para o edifício institucional, pensou-se na utilização deste sistema estrutural devido a sua forma plástica circular e seu único apoio sob um espelho d’água que esconde um tanque de armazenamento de águas pluviais.
 
 
 
Acesse o projeto completo